Instituição

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde

 

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde EPE é composto por duas Unidades Hospitalares, uma localizada na Póvoa de Varzim e outra em Vila do Conde, no centro das respetivas cidades, que distam entre si cerca de três quilómetros. Essas Unidades correspondem aos antigos hospitais que lhes deram origem.

A área de influência do Centro Hospitalar abrange os municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e algumas freguesias vizinhas de outros municípios, nomeadamente de Esposende, Barcelos e Famalicão, abrangendo uma população estimada em cerca de 150 000 habitantes.

 

A Unidade da Póvoa de Varzim

unidade_pv

 

A Unidade da Póvoa de Varzim tem 4 pisos. No rés-do-chão ficam situados os Serviços de Urgência Geral e Urgência Pediátrica e Consulta Externa, o Serviço de Patologia Clínica e Imuno-Hemoterapia, a Imagiologia, os Serviços Farmacêuticos, a Esterilização, o Gabinete do Cidadão, Serviço Social, o Espaço Cidadão e a Capela. No primeiro piso situam-se os internamentos de Ginecologia / Obstetrícia e Ortopedia, bem como o Bloco de Partos e o Bloco Operatório.

No 2º piso está situado o internamento de Pediatria e Cirurgia Geral. Ao nível do 3º piso está localizado o Gabinete de Formação, bem como salas de reuniões e formação, a par de diversos gabinetes de trabalho.

Acoplado ao edifício principal, oitocentista, existe um edifício lateral com quatro pisos, sendo que, no primeiro, está instalado o Serviço Aprovisionamento e Logística, bem como o Armazém. No segundo piso localiza-se o Refeitório/Bar, no terceiro os vestiários dos Médicos e dos Enfermeiros, o Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho e o Gabinete Jurídico e de Contencioso.

O 4º piso é ocupado pelos vestiários dos Assistentes Operacionais e Estagiários e pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

Separados por uma rua encontram-se, no edifício de um antigo quartel, cedido pela autarquia, o Arquivo Clínico, o Serviço de Instalações, Equipamentos e Transportes, a Rouparia e o Serviço de Gestão de Sistemas de Informação.

 

A Unidade de Vila do Conde

unidade_vc

 

A Unidade de Vila do Conde é composta, no edifício principal, por três pisos.

No piso inferior estão instalados o Serviço de Gestão de Recursos Humanos, os Serviços Financeiros, a Consulta Externa, a Imagiologia, vários gabinetes alocados a atividades administrativas, o Gabinete do Cidadão, Serviço Social, uma sala do Voluntariado, o Refeitório/Bar, a cozinha e a Capela.

No segundo piso está instalada a UCA e o internamento do Serviço de Medicina Interna.

Ao nível do terceiro piso existe uma sala de formação, uma sala dos médicos de Medicina, os vestiários e alguns gabinetes de apoio.

Num edifício exterior estão instalados a Rouparia, o Arquivo Clínico e as oficinas, entre outras valências.

Conselho de Administração

 

 

José Gaspar Pinto de Andrade Pais

Presidente do Conselho de Administração

 

Habilitações:

Curso de Especialização em Administração Hospitalar, U. Nova Lisboa/E.N.S.P., (1999/2001)

Licenciado em Economia, U. Lusíada, de Lisboa (1992/1997)

 

Experiência profissional:

Experiência profissional: Administrador Hospitalar (AH), no Centro Hospitalar Tâmega Sousa E. P. E. (CHTS), Gestor do Departamento Cirúrgico, Penafiel (2016/…); Consultor para a Reforma do Sistema de Saúde da Região Autónoma da Madeira (RAM), sector hospitalar, da Secretaria Regional de Saúde, RAM (2016); Vogal Executivo do Conselho de Administração (CA), CHTS, Pelouros: Serviços Financeiros (SF), Serviço Social, Gabinete do Cidadão, Serviços Hoteleiros, Arquivo e departamentos: Médico, da Mulher e da Criança, Ambulatório e ligação Funcional (2013/2016); AH, CHTS, assessor do Presidente do CA (2012/2013);Presidente do Conselho de Administração (PCA), do C.H. Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E.P. E., Póvoa de Varzim (2008/2012)

Membro Executivo da C.N.A.D.C.A., Comissão Executiva para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório, Ministério da Saúde (2007/2008); AH, CHTS., responsável pelos Departamentos: Urgência e Emergência, Ambulatório e Ligação Funcional, pela Unidade de Transportes/M.C.D.T.s (2007/2008), Tendo colaborado com a Coordenação Nacional Infeção do VIH-SIDA (2008)

Membro executivo do G.A.O., Ministério da Saúde (2007/2008)

Vogal do CA, C.H. Gaia/Espinho, E. P. E., V. N. Gaia, Pelouros: Financeiros, Hoteleiros, Emergência, M.C.D.T.s, Transporte de Doentes e Central de Esterilização, (2007); PCA, H. Nossa Senhora da Ajuda, S.P.A., em Espinho (2005/2007); AH, H São João de Deus, S. A., V. N. Famalicão, Serviço de Planeamento e SF (2003/2005); AH, H. Padre Américo, SPA, Penafiel, Assessor CA, Serviços Gerais e Hoteleiros (2001/2002); Consultor, H. Francisco Zagalo, SPA, em Ovar, do CA (2001)

AH, Estágio, Maternidade Dr. Alfredo da Costa, em Lisboa (2000);

Técnico Superior, H. de Curry Cabral, em Lisboa, Assessor CA (1998/2001), SF (2002/2003)

Membro do Conselho Pedagógico da E:N:S:P: (2000/2001)

Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) – AESE, Porto (2009)

Frequência do 1.º curso de Estratégia, E. G. P., Porto (2007)

 

 

 

Iolanda Gabriela Lopes Reis Silva

Vogal Executiva

 

Formação Académica:

1990-1995 – Licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics, na Porto Business School (em curso)

 

Experiência Profissional:

Quadro do Banco Montepio, exerceu funções na Direção Comercial Norte da Caixa Económica Montepio Geral, enquanto Técnica Polivalente (2016-2018) e Técnica de Análise de Performance (2010-2015), com responsabilidades na elaboração de Orçamentos de Custos e Plano de Negócios da respetiva área comercial. Ocupou ainda o cargo de Assessora de Microempresas e ENI’s na CEMG (2010-2015), com funções de dinamização, monitorização e acompanhamento do segmento de cliente empresa. Exerceu, igualmente, as funções de Técnica de Cross-Selling (2005-2009), responsável pelo desenvolvimento de acções de dinamização comercial e análise de mercado. Entre 1998-2005, desempenhou o cargo de técnica de marketing, no Departamento Regional de Braga da Caixa Económica Montepio Geral, tendo sido responsável pela elaboração e implementação de Planos de Negócio e de Marketing regionais.

 

 

 

Judite Maria Silva de Morais Neves

Vogal Executiva

 

Habilitações:

2001 – Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas, Universidade Católica Portuguesa –
Porto

2006 – Pós-Graduação em Gestão de Estabelecimentos e Serviços de Saúde, Instituto Superior Maia

2009 – PACES DIRECT – Programa Avançado de Gestão para Diretores Executivos dos ACES,
Instituto Nacional de Administração, I.P

2009 – Pós-Graduação em Controlo e Melhoria da Qualidade em Unidades de Saúde (especialização
em cuidados primários), Universidade Fernando Pessoa, em parceria com o Conselho Regional do
Norte da Ordem dos Médicos

2010 – Curso de Especialização em Gestão das Organizações: Ramo de Gestão de Unidades de Saúde,
Associação de Politécnicos do Norte

2012 – PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, Escola de Direção e Negócios,
com a colaboração científica da Clínica Universitária de Navarra

2015 – Curso de Alta Direção em Gestão de Unidades de Saúde para Gestores, Instituto Superior de
Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

2023 – Liderança Executiva na Administração Pública, Porto Business School, Nova School of
Business & Economics e Instituto Nacional de Administração

 

 

Experiência profissional:

Desde 2009 – Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde – Grande Poro IV – Póvoa
de Varzim / Vila do Conde

2005-2008 – Coordenadora da Unidade de Gestão Administrativa Centro de Saúde do Centro Saúde
Aldoar

2002-2005 – Técnica no Departamento de Tesouraria e Contas a Receber – Centrar – Grupo RAR

Colabora regularmente com a Coordenação Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde,
na área dos Cuidados de Saúde Primários

Colabora em grupos de trabalho da ARS Norte

Palestrante e Moderadora em várias iniciativas no âmbito da comunidade em que está inserido o
ACeSPVVC, congressos e reuniões

Palestrante em iniciativas dinamizadas pela ARS Norte e Ministério da Saúde

Formadora no curso de contratualização em CSP dinamizado pelo Instituto Politécnico do Porto

 

 

 

Joaquim Monteiro da Silva

Diretor Clínico

 

Habilitações:

1981 – Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina do Porto (14,10 valores).

Carreira hospitalar: 1992-2005 –– Assistente Hospitalar de Medicina Interna (MI) no Hospital Padre Américo –– Vale de Sousa (HPAVS); 1993 –– Especialista em MI pela Ordem dos Médicos; 1996 –– Consultor de MI da Carreira Médica Hospitalar; 2007-2014 –– Chefe de Serviço MI do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPVVC).

 

Experiência profissional:

Cargos de Direção Hospitalar: 1997-2002 –– Diretor Clínico HPAVS; 2006-2007 –– Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria Maior–– Barcelos (HSMM); 2007-2015 –– Diretor de Serviço de MI, CHPVVC; 2015-2017 –– Diretor Clinico do CHPVVC.

Outros cargos: 1995-1997–– Presidente da Comissão de Ética HPAVS; 1997-2002  –– Presidente da Comissão Médica HPAVS; Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica HPAVS; Vogal Executivo do Conselho de  Administração HPAVS; Presidente de Júris de concursos de provimento para AH, HPAVS; 2006 –– Vogal Efetivo de Júri concurso de graduação em Consultor de MI, Viana do Castelo; 2006-2007 –– Vogal Executivo do Conselho de Administração HSMM; 2012 –– Presidente de Júri de exame final do Internato Complementar MI; 2014 –– Presidente de Júri de exame final do Internato Complementar MI; Vogal Efetivo de Júri de Concurso para Assistente Graduado Sénior MI, CHTS, E.P.E, ; 2015 –– Vogal Efetivo de Júri de Concurso para Assistente Graduado Sénior MI, CHMA, E.P.E.; 2015-2017 –– Vogal Executivo do Conselho de Administração CHPVVC, Presidente da Comissão Médica CHPVVC, Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica CHPVVC

Atividade Docente: 1994-1995 –– Assistente convidado de Patologia Clínica no Curso de Medicina Dentária da Escola Superior de Ciências da Saúde, Gandra

Cursos Complementares: 1982 –– Curso Superior de Medicina Legal no IMI, Porto (16 valores); 1996 –– Cuidados de Saúde e Bioética, DGS, Lisboa; 1997 –– Curso de Gestão de Serviços Hospitalares, DRHS, Lisboa; 1997  –– Curso de Gestão Estratégica em Saúde, DRHS, Lisboa; 1998 –– Curso de Codificação Clínica em CID-9-MC, IGIF, Lisboa; 2003 –– Curso de Revisão de Utilização dos Processos Clínicos, Hospital Geral de Santo António (HGSA), Porto; 2008 –– Curso de Triagem de Manchester no SU, HGSA, porto; 2016 –– PADIS, AESE

 

 

 

Elsa Carina da Silva Matos

Diretora Clínica – Cuidados de Saúde Primários

 

Habilitações:

2002 / 2008 –  Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

2008 / 2009 – Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

2009 – Internato Geral / Ano Comum no Hospital de Santo André, EPE I ARS Centro, Leiria

2010 / 2014 – Formação Específica em Medicina Geral e Familiar na USF Gil Eanes – ULS Alto
Minho, EPE I ARS Norte, Viana do Castelo

06 / 2016 – Curso de Formação de Formadores – Euract

 

 

Experiência Profissional:

2015 / até à atualidade – Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar na USF Gil Eanes – ULS Alto Minho, EPE I ARS Norte, Viana do Castelo

2012 / 2018 – Médica no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde | ARS Norte

2013 / até à atualidade – Médica no Atendimento Médico Permanente do Hospital Valentim Ribeiro – Santa Casa da Misericórdia de Esposende

2015 / até à atualidade – Médica no Atendimento Médico Permanente da Clipóvoa / Hospital da Luz da Póvoa de Varzim

2019 / até à atualidade – Membro da CLIC da ULSAM

2020 / até à atualidade – Elemento do Conselho Técnico da USF Gil Eanes

 

 

 

Maria Isabel Silva Alves Rocha Macedo

Enfermeira Diretora

 

Habilitações:

Licenciada em Enfermagem.

Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Pós-Graduada em Gestão de Unidades de Saúde

Habilitada com o Diploma PADIS –  Programa de Alta de Direção para instituições de Saúde.

 

Experiência Profissional:

Iniciou a atividade profissional no CHPVVC em 1985. Enfermeira-Especialista na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica desde 1995. Enfermeira-Chefe desde o ano 2000 e Adjunta da Enfermeira-Diretora desde 2006.

Colaborou na elaboração dos planos estratégicos da Direção de Enfermagem entre os anos 2006 a 2014.

Integrou em 2007 o núcleo executivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (CNADCA) que redigiu o relatório final, publicado em Diário da República, e que passou a constituir-se como o guião nacional desta atividade.

Integra desde 2015, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, como Vogal Executiva e Enfermeira Diretora.

 

 

 

 

Organograma

 

O Organograma do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde ilustra a sua respetiva estrutura organizativa, caso pretenda uma descrição pormenorizada dos princípios de gestão e funcionamento do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde, E.P.E., e das competências das áreas que o integram, deverá aceder ao nosso Regulamento Interno.

 

 

Missão

Como missão basilar, a instituição presta cuidados de saúde de excelência, fomentando a competência, o rigor e a humanização na respetiva prática assistencial.

No âmbito das suas competências e funcionalidades, o CHPVVC desenvolve atividades no contexto do ensino pré e pós-graduado, na investigação e formação, destacando-se, neste contexto, os protocolos celebrados com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a par de acordos existentes com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e com a Faculdade de Medicina da Universidade do Minho.

Incutindo junto dos seus profissionais um sentido de orgulho no trabalho diário, a missão do CHPVVC alicerça-se, substancialmente, na perspetiva contínua de um crescimento sustentável, no compromisso com a mudança e com a criação de valor sustentado.

 

Valores

Os nossos profissionais desenvolvem o seu trabalho com base em valores identitários como:

Competência

Humanismo

Rigor

Solidariedade

Ambição

 

Princípios

Na identidade da instituição há princípios indeléveis que fundamentam as nossas práticas:

Reconhecimento da dignidade e singularidade de cada pessoa

Focalização no doente e no incremento de práticas de saúde na comunidade

Postura e prática eticamente rigorosas

Respeito pelos princípios ecologicamente sustentáveis

Código de Conduta Ética

 

O Código de Conduta Ética estabelece um conjunto de princípios de orientação da actividade do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, EPE, e de um conjunto de regras de natureza ética e deontológica a observar por todos os profissionais do Centro Hospitalar no desempenho das respectivas funções e competências, com elevado padrão de qualidade, em linha com a missão, os valores e os objectivos da Instituição, e que se traduzem na prestação de cuidados d saúde de qualidade, integrados e continuados, a todo os utentes.

Consulte o Código de Conduta Ética do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, EPE

Regulamento Interno

 

O regulamento interno estabelece os princípios de gestão e funcionamento do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde, E.P.E., a respectiva estrutura organizativa e as competências das áreas que o integram.

Consulte o Regulamento Interno do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde,EPE

Carta de Humanização

 

O Centro Hospitalar Povoa do Varzim – Vila do Conde (CHPVVC) assume a presente Carta de Compromisso de Humanização, reconhecendo a essência do ser humano como princípio estrutural da sua existência e defendendo uma filosofia organizacional assente numa cultura de humanização que estimule a criação e sustentação permanente de espaços de comunicação e divulgação, que facultem e incentive a livre expressão, o diálogo, o respeito e a solidariedade tendo como base fundamentalmente a ética, o reconhecimento mútuo e a responsabilidade.

Consulte a Carta de Humanização do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde